Ações de Julio Cesar tem mudado a vida de milhares de pessoas no DF

Ações de Julio Cesar tem mudado a vida de milhares de pessoas no DF
Postado em: 05/24/18 10:34 AM

Com uma atuação em defesa do esporte, educação, saúde e demais direitos fundamentais dos cidadãos do Distrito Federal, o deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF) quer ampliar seu trabalho em favor da capital do país com melhorias que incluem a geração de emprego e de oportunidades para os jovens. Convicto do trabalho realizado em prol da população do DF, Julio é pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados, onde, se eleito, pretende ampliar suas defesas em favor do desenvolvimento da capital federal.

Aos 42 anos, formado em Direito, Julio Cesar foi recordista de votos nas eleições de 2014 quando obteve mais de 29 mil votos para a Câmara Legislativa do DF, onde tem trabalhado para garantir avanços na saúde e proporcionando conquistas para os jovens por meio de sua dedicação a projetos de incentivo ao esporte. Nesta área, o republicano foi o autor do projeto Compete Brasília, que beneficiou, em 2017, cerca de 5 mil atletas da capital com a concessão de passagens e, agora, auxílio hospedagem e alimentação.

À Agência PRB Nacional, em seu gabinete, Julio Cesar falou de seu trabalho e do compromisso de continuar defendendo os interesses da sociedade brasiliense.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como pré-candidato à Câmara dos Deputados, quais as perspectivas para este novo desafio?

Julio Cesar – Nosso partido teve o entendimento que eu reúno as condições necessárias para concorrer a uma vaga de deputado federal. Temos um trabalho que já é constante e agora temos essa perspectiva de representar a população do DF na Câmara dos Deputados. Como deputado distrital, conseguimos consolidar várias ações que tomaram uma grande proporção. Isso nos qualifica e capacita para a corrida eleitoral, mas não deixa de ser algo desafiador. A expectativa é boa, pois a população de Brasília sabe do nosso trabalho. O PRB vive um momento muito bom no cenário nacional e precisamos que a capital federal tenha um republicano representando seus interesses na Câmara. Vamos entrar com todo afinco para tentar uma dessas vagas.

Agência PRB Nacional – Seu mandato tem dado atenção especial ao esporte, à juventude, idosos e mulheres. Pode citar algumas conquistas nessas áreas?
Julio Cesar – Entre as conquistas, destaco o programa Compete Brasília, onde conseguimos implementar as passagens cedidas aos atletas para participarem de competições fora da capital, até mesmo em outros países. Conquistamos também a Lei de Incentivo ao Esporte, que já é uma realidade. Com essas ações, fortalecemos o esporte de Brasília. Para os jovens, conseguimos a inauguração do Centro Olímpico de Planaltina, que estava fechado há quase oito anos. Agora esses jovens têm um local adequado para praticar atividades físicas e esportivas, afastando-os das drogas e da marginalidade. Também tenho trabalhado em outras frentes e destaco a questão da educação, a qual temos ajudado muito nestes últimos três anos com emendas parlamentares para a reconstrução e reformas das escolas para nossos jovens, que com certeza serão o futuro do país.

Agência PRB Nacional – Como o Compete Brasília tem ajudado os esportistas de Brasília?
Julio Cesar – O benefício das passagens para os atletas havia sido concedido por meio de uma Portaria, que poderia ser revogada por qualquer governante. Lutamos para que isso se tornasse lei e conseguimos aprová-la e incluímos a hospedagem e a alimentação, que estão em fase de implementação, pois é algo que faz toda a diferença. Conseguimos atender aproximadamente cinco mil atletas em 2017. A tendência é que, neste ano, esse número seja ampliado. São cinco mil pessoas beneficiadas por este programa de nossa autoria, que tem trazido facilidade para que haja competidores e que não precisem tirar do bolso para competirem. Os recursos aplicados no programa são bem pequenos diante dos benefícios que ele gera, pois o esporte é saúde e qualidade de vida, além de tirar os jovens da marginalidade, da prostituição, das drogas. Investindo nisso, não estamos só fazendo campeões, mas, sim, cidadãos do bem.

Agência PRB Nacional – O senhor é um grande defensor do esporte. O DF, porém, tem um estádio que custou caro e não tem utilidade. Há uma solução para esse “elefante branco”?
Julio Cesar – Acho que foi um erro a concepção do estádio do jeito que ele está hoje, não havia necessidade de fazê-lo na grandiosidade que foi feito. Poderia ser semelhante ao de São Paulo, que inclusive teve a abertura da Copa do Mundo de 2014, poderia ter sido naqueles moldes, com uma arena pequena, que nos eventos maiores loca-se arquibancada para ampliar a quantidade. O gasto foi muito menor do que o de Brasília. Aqui não temos tradição de termos times na primeira divisão do futebol, é lamentável isso. O Estado precisava criar mecanismos para que jogos da Série A do Campeonato Brasileiro aconteçam no Estádio Nacional. Com isso, e também com incentivos para grandes eventos, seria possível dar utilidade a algo que custou caro, depende de recursos para manutenção e hoje está parado, sem uso.

Agência PRB Nacional – O que tem sido possível fazer pela saúde e outros direitos fundamentais dos brasilienses?
Julio Cesar – O papel do deputado sempre está voltado à fiscalização. Temos cobrado do governo melhorias na saúde no DF, que enfrenta sérios problemas. Particularmente, nós já destinamos muitas emendas para a saúde para tentar melhorar a área. Entendemos que é uma política de Estado, mas que infelizmente o atual governo não está conseguindo resolver um dos problemas mais graves que existem em Brasília, que é a falta de UTI.

Agência PRB Nacional – Como tem sido o trabalho legislativo junto às comunidades mais carentes do DF?
Julio Cesar – O Sol Nascente e a Cidade Estrutural são alguns dos locais para os quais temos voltado à atenção, pois há uma população que sofre muito. Praticamente toda semana estamos indo a essas e outras localidades e buscado ajuda do Estado, de parceiros e de pessoas que têm o coração bom para ajudar a população carente a viver com mais de dignidade. Temos lutado muito para que o governo crie uma política de empregos, a melhor forma de acabar com o sofrimento das pessoas é dando a elas emprego, oportunidades. Brasília não pode mais viver somente do emprego gerado no serviço público, que nessa crise, por exemplo, cortou vários servidores. Se tivéssemos empresas aqui, a situação seria diferente, há muito espaço para isso. Cidades como Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo poderiam abrigar muitas firmas, mas é preciso incentivo, é isso que temos buscado e vamos continuar pleiteando.

Agência PRB Nacional – Essa será uma de suas bandeiras na Câmara dos Deputados, caso eleito?
Julio Cesar – Sem dúvidas, essa é uma das nossas bandeiras. Estamos em um processo de escolha de candidatos, de quem vamos apoiar para o governo. Nosso presidente do PRB-DF, Wanderley Tavares, tem liderado essas conversas, mas em todas elas temos deixado claro que é preciso ter um olhar voltado para a questão da economia, do trabalho, dos incentivos. Hoje sou pré-candidato à Câmara dos Deputados e, caso eleito, um dos objetivos é ser um dos elos para tentar trazer grandes empresas para o DF e, ao mesmo tempo, cobrar o futuro governador para que dê a atenção necessária a essas questões.

Agência PRB Nacional – A Câmara do DF começa a discutir a LDO 2019. Quais as prioridades para o orçamento da capital federal?
Julio Cesar – A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi protocolada essa semana e ainda não tivemos o acesso. Vamos nos debruçar sobre ela, mas uma das coisas essenciais que temos de lutar é para que a última parcela de todos os servidores do DF seja quitada de uma vez por todas, o que é um sonho de todos. É importante que isso esteja assegurado na LDO 2019.

Agência PRB Nacional – Como está o trabalho do PRB para manter representantes na Câmara Legislativa?
Julio Cesar – O partido está trabalhando para que possamos dobrar o número de deputados distritais. Em 2014, elegemos apenas um distrital e agora esperamos sair do pleito com dois eleitos. Temos trabalhado, capacitado e fortalecido nossos quadros, há poucos dias estive em reunião com dois pré-candidatos a distrital de nosso partido. Com a experiência do meu mandato, tenho buscado dar suporte, orientar nossos correligionários, nossa chapa no DF está muito competitiva. No momento, são 48 pré-candidatos.

Agência PRB Nacional – Terminado seu mandato de deputado distrital, qual o legado deixará para a população do DF?
Julio Cesar – Um trabalho realizado com ética e com importantes ganhos para os nossos jovens, idosos e vários outros segmentos nem sempre lembrados. Vamos agora para uma nova missão e, sendo da vontade de Deus, lutaremos de uma forma mais ampla, trazendo benefícios para Brasília, que está precisando muito sair dessa situação em que se encontra, uma situação lamentável. Queremos resgatar a credibilidade de nossa cidade para que tudo melhore.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – deputado distrital Julio Cesar