Deputado Julio Cesar pede mais rigidez e transparência

Deputado Julio Cesar pede mais rigidez e transparência
Postado em: 03/14/16 6:03 PM

 

Audiência Pública realizada pelo parlamentar debateu as formas para se conseguir as disputadas vagas das creches públicas do Distrito Federal. Para o deputado, deve haver maior rigidez na cobrança dos requisitos e transparência no Sistema

 

 

O deputado Julio Cesar (PRB) realizou audiência pública na Câmara Legislativa do DF na noite desta sexta-feira (11) para debater as formas de ingresso nas creches públicas. Apesar das vagas nas creches serem para os filhos de mães trabalhadoras, com baixa renda, o parlamentar recebeu informações de que as pessoas as quais deveriam preencher as vagas ficam esperando por muitos meses para conseguir a inserção de seus filhos em uma creche. Documentos e a classificação no Sistema da Secretaria de Educação que gere as vagas, foram apontados como os critérios que, de fato, devem decidir de quem são as vagas das creches na rede pública do DF.

 

“As creches públicas têm sido um avanço para o DF. Então, temos que seguir o que realmente está na cartilha”, ressaltou o deputado que, acredita que as regras devem ser seguidas com maior rigidez. Além disso, para o parlamentar, o Sistema que classifica as crianças para as vagas deve ser mais transparente.

 

O subsecretario de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, Fabio Pereira, participou do debate respondendo também as indagações de lideranças comunitárias, professores, conselheiros tutelares e entidades como a Federação de Mulheres do DF. Documentos que comprovam baixa renda, medida protetiva, risco nutricional e ser mãe trabalhadora são os critérios para se candidatar às vagas nos 42 Centros de Educação da Primeira Infância (CEPIs) e também nas 59 creches particulares conveniadas com o governo do DF. O subsecretario informou que hoje (14) mais uma creche na Asa Sul será inaugurada.

 

Diante das cobranças de creches em locais como São Sebastião, Itapua, Vila Telebrasília, Ceilândia Sul e Estrutural, o subsecretario explicou que são necessários terrenos próprios da Secretaria de Educação para implantar as creches. O deputado Julio Cesar vai continuar a conversar com o Executivo para ver a possibilidade da construção de creches na Vila Telebrasília, São Sebastião, e Itapuã e outras regiões que ainda não têm as unidades próprias para educar crianças de zero a cinco anos. Julio também pediu maior fiscalização com relação aos documentos apresentados pelos pais, a fim de evitar problemas como falsificação