Deputado Julio Cesar propõe o parcelamento do IPVA em seis meses

Deputado Julio Cesar propõe o parcelamento do IPVA em seis meses
Postado em: 03/11/16 2:42 PM

A possível alteração na Lei do IPVA permite que os motoristas paguem o licenciamento veicular com maior facilidade e antes da fiscalização

 

O deputado Julio Cesar (PRB) apresentou projeto de Lei para dividir o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA em até seisparcelas, visto que a inadimplência dos contribuintes é alta no DF. Informações do Detran-DF mostram que em outubro de 2015, mês em que começou a ser cobrado dos motoristas o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), 16, 1% dos mais de 1 milhão de veículos em circulação no DF ainda estavam sem o documento. O PL altera a Lei do IPVA (7.431/85).

 

A proposta do parlamentar é permitir que o contribuinte pague o IPVA em parcelas mais suaves e, como consequência, diminuir a percentagem de inadimplentes. “Os brasilienses pagam um dos tributos mais caros e, por muitas vezes, não tem visto o retorno da aplicação do seu dinheiro, conquistado com tanto esforço. O governo deve, principalmente, cumprir as melhorias a serem realizadas com o imposto pago pelo cidadão”, ressalta  Julio Cesar.

 

Além disso, muitos contribuintes deixam para quitar o débito na última hora. Em reportagem o R7 mostrou que 31.313 proprietários de veículos quitaram as taxas com atraso nas duas primeiras semanas de outubro do ano passado. “Esperamos aprovar o projeto o quanto antes, para que esse ano seja diferente. O parcelamento em seis meses permite que o motorista quite o IPVA antes do início da fiscalização e, munido do licenciamento veicular, fique despreocupado ao dirigir pelas avenidas da Capital”.