Garantir o desenvolvimento esportivo e prática do esporte e paradesporto nos Centros Olímpicos

Garantir o desenvolvimento esportivo e prática do esporte e paradesporto nos Centros Olímpicos
Postado em: 05/4/17 7:12 PM

Institucionalizar como obrigação legal, em uma política de Estado e não de Governo, diretrizes para o fomento do desenvolvimento local de talentos esportivos e da prática do desporto, paradesporto e lazer nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal, é o que dispõe o projeto de Lei de autoria do deputado Julio Cesar (PRB-DF) em tramitação na Câmara Legislativa.

Presidente da Frente Parlamentar do Esporte na CLDF, o parlamentar acredita que a prática esportiva é um dos mais poderosos    fatores de transformação social “ O esporte é um agente indutor do processo de educação, de princípios e valores que tanto nossa sociedade clama. Além de atuar como instrumento de combate à criminalidade e combate às drogas”, afirma.

Algumas diretrizes instituídas com o projeto devem ser ressaltadas como: o fomento à construção, ampliação e recuperação de instalações esportivas e paraesportivas dos Centros Olímpicos do Distrito Federal, afim de garantir em cada região administrativa a existência de no mínimo uma unidade a ser utilizado para o ensino, o desenvolvimento e a prática de várias modalidades esportivas.

“ O fomento às práticas desportivas, com a institucionalização dos Centros Olímpicos como política de Estado e bem estruturada trará consequências positivas a curto, médio e longo prazo, inclusive com efeitos na educação, na organização social, na prevenção da criminalidade, na cultura e principalmente na saúde de muitas pessoas”, ressalta o deputado Julio Cesar.